Missão Caiuá


A Missão Evangélica Caiuá é uma parceria da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) com a Igreja Presbiteriana Independente, responsável pela realização de relevantes trabalhos assistenciais e evangelísticos nas tribos indígenas do país. Ela é reconhecida pelos avanços da propagação do evangelho aliado à assistência social, médica, educacional, entre outros.

Com sede na cidade de Dourados (MS) e sob a liderança do diretor, Rev. Benedito Troques, e do secretário executivo, rev. Benjamim Benedito Bernardes, a missão, criada em 1928 pelo missionário Albert Maxwell, tem por objetivo evangelizar o índio e habilitá-lo para a vida entre a sociedade branca, procurando preservar a identidade e os costumes da aldeia. E para isso oferece educação bilíngüe em português e na língua falada pelo povo, desde o ensino fundamental até o ensino médio.

A missão desenvolve também um trabalho constante na área da saúde e mantém, através de convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), um hospital para atendimento exclusivo ao índio – Hospital e Maternidade Porta da Esperança, fundado em março de 1963, e a Unidade de Tuberculose, que teve início em março de 1980, além de uma pediatria que faz parte do Projeto Fome Zero, para tratar de crianças desnutridas. Assiste também a saúde de toda a população indígena do estado do Mato Grosso do Sul através de um convênio com a FUNASA, (Fundação Nacional de Saúde) – órgão da FUNAI responsável pela saúde do índio.

A Missão Caiuá ainda mantém um Instituto Bíblico para a formação de obreiros indígenas, com o intuito de que o próprio índio cumpra a missão da evangelização entre o seu povo, e coordena bases missionárias com postos avançados em diversas regiões, com escolas, templos e pequenos postos de saúde, a fim de que haja continuidade na prestação do serviço aos indígenas.

Atualmente, a Igreja Indígena da Missão é formada por seis igrejas organizadas e 27 congregações com quinze pontos de pregação.

A missão atua junto aos grupos indígenas: Kaiuás, Guaranis, Xavantes e Kadwéus, localizados nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraguai, prestando assistência a todos esses indígenas nas áreas espiritual, educacional e médica.

A Igreja Presbiteriana da Freguesia tem apoiado a missão Caiuá no Rio de Janeiro com locação,  infraestrutura e logística.

Louvamos a Deus a oportunidade de poder auxiliar esta missão.

Informações: Caixa Postal 04, CEP: 79804-970 – Dourados – MS
Telefone: (67) 421-4197
E-mail: mcaiua@uol.com.br

  • #1 escrito por ciro jose sahairo/ xavante
    há 2 anos atrás

    Em primeiro lugar quero agradecer a Deus. Acredito que a missão da missão caiuá são acolhedor e pescador do índios, fazendo a obra grandioso para o nosso DEUS altíssimo, e uma grande obra. Mas esta firme em diante de Deus. Cada etnia estão estudando buscando as boas noticias levar na sua aldeias, tudo isso acredito os que trabalha dentro da missão caiuá se esforçando muito sem abaixar cabeça mas sempre erguendo cabeça. Mas desejo muito um bom trabalho com firme em nome de jesus amem.

  • #2 escrito por Ana Alice Silva Lopes
    há 1 ano atrás

    Com humildade e fé acreditamos que Deus supre nossas necessidades, pois “o Senhor é meu pastor e nada me faltará”. Moro no rio de Janeiro, e oro para que Deus os abençoe sempre.

Nenhum trackback ainda.