
Socorro em meio às tempestades
16/07/2021
Testemunho Cristão nas redes sociais
“Porque a boca fala do que está cheio o coração”.
Mateus 12:34b
Ao responder às acusações dos fariseus, Jesus nos revelou uma verdade eterna: nossas palavras revelam o que preenche nosso coração. Contudo, não nos expressamos somente com palavras, mas todas nossas ações são também uma forma de comunicação. Ao vivermos e agirmos em meio ao mundo, comunicamos quem nós somos.
A resposta cristã a tal revelação sempre foi o cuidado com as palavras e ações. Por compreendermos que somos embaixadores de Cristo para o mundo (2 Co. 5:20), devemos nos recusar a pronunciar termos torpes, preferindo falar de coisas edificantes (Ef. 4:29). Também por sabermos que nossos corpos são membros de Cristo (1 Co. 6:15), fugimos da prática do mal e da imoralidade. Este é nosso ideal. Todavia, olhando para nossas vidas, que tipo de coração será que nossas ações e palavras tem revelado?
Um bom exercício para descobrirmos o que preenche nossos corações é olhar nossas redes sociais. Abra aí seu perfil no Facebook, Twitter e Instagram. Que tipo de palavras e imagens você tem compartilhado? Talvez você gaste mais palavras com partidarismos políticos que promovem ódio e divisão entre pessoas do que consolando os que choram e edificando seus irmãos. Talvez suas fotos e vídeos sejam recheadas de ostentação financeira e promiscuidade, expondo seu corpo, ao invés da beleza da criação e do amor que há em Cristo.
A sensação de distanciamento que temos nas redes sociais é enganosa. Lembremos sempre: Deus nos cobrará cada palavra inútil e torpe que tenhamos falado (Mt. 12:36). Nesta era da tecnologia informacional, mais do que nunca, é essencial atentarmos para nosso testemunho, pois não somente nossas bocas revelam nosso coração, mas nossas redes sociais também; e talvez elas não tenham revelado a Jesus.
Matheus Carvalho Dias
Para Refletir