HISTÓRICO DA IGREJA PRESBITERIANA DA FREGUESIA

HISTÓRICO DA IGREJA PRESBITERIANA DA FREGUESIA

A Congregação Presbiteriana da Freguesia nasceu no dia 20/10/1996 como Capela Evangélica por iniciativa do Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade do Reverendo Hélio Mattos de Oliveira, pastor já jubilado e então “deão” da referida Instituição.

Em março de 1997, com o crescimento do trabalho e a necessidade de estar vinculada a um presbitério, a capela foi transformada em Congregação da Igreja Presbiteriana do Méier, com o Reverendo Ely Gonçalves, sendo vinculada ao Presbitério de Guanabara - PGNB.

Em junho de 1997, firmou a parceria da Igreja Presbiteriana do Méier com a da Gávea, quando o Reverendo Marcos Antônio Farias de Azevedo estava como pastor, para o sustento em conjunto do trabalho em realização.

Em 03/02/2001, a Congregação foi organizada em Igreja Presbiteriana da Freguesia, com a eleição de presbíteros e diáconos em sessão pública, tendo a frente como pastor evangelista designado pelo PGNB o Reverendo Cezar Santos de Oliveira. 

Em janeiro de 2002, volta a ser pastor evangelista por designação do PGNB o Reverendo Ely Gonçalves, acumulando o trabalho como também pastor eleito na Igreja Presbiteriana do Méier e para auxílio dos trabalhos, houve o encaminhamento do então licenciado Luiz André Joia. 

Em janeiro de 2003, ocorreu a ordenação do Reverendo Luiz André Joia no Templo da Igreja Presbiteriana da Freguesia, sendo encaminhado como pastor evangelista pelo PGNB. Atualmente, o Reverendo Luiz André Joia atua na Igreja local como pastor eleito pela congregação.

Atualmente, a Igreja Presbiteriana da Freguesia está vinculada ao Presbitério de Jacarepaguá – PJPA,

“...Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7,12

 

HISTÓRIA DO PRESBITERIANISMO

As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. A Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.

  

O QUE É IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - IPB

A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do Brasil, sendo uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia (Calvinista), bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.

 

IMPLANTAÇÃO DA IPB (1859-1869)

Ashbel Green Simonton (1833-1867), o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, nasceu em West Hanover, no sul da Pensilvânia nos Estados Unidos. Eram seus pais o médico e político William Simonton e Martha Davis Snodgrass (1791-1862). Inicialmente, Ashbel pensou em ser professor ou advogado, porém foi influenciado por um reavivamento em 1855, quando fez a sua profissão de fé. Pouco depois, ingressou no Seminário Presbiteriano de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.Tudo começou em 1996, com a instalação de uma extensão do Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro. A extensão tinha variados propósitos, mas começou a se destacar a atividade de sua capela, que foi inaugurada no domingo,20 de outubro de 1996.